O Fórum FESM é um agrupamento Voluntário de associações, instituições e lideranças da sociedade organizada para estabelecer um diálogo participativo e democrático com todos os atores sociais que militam na cidade, fazendo-se uma interface com o Poder Público local.
O Fórum FESM tem como pressuposto básico a forma de atuação coletiva e democrática de todos que queiram contribuir no processo de construção de uma sociedade livre, atuante, organizada e participativa. A atuação de um Fórum Comunitário envolve, portanto, os diversos agrupamentos organizados da sociedade local, pertencentes ou não a ele, e funciona como uma esfera de contato e negociação com o Poder Público e demais segmentos sociais da comunidade.
Objetivos
O objetivo básico do Fórum FESM é a criação e fortalecimento de redes sociocomunitárias intersetoriais com diversas instituições da sociedade civil e governamental em Santa Maria-DF , buscando-se a proposição de ações concretas na resolução das demandas da comunidade, a participação coletiva nos diversos segmentos de atuação e a realização de intervenções e parcerias com o Poder Público.
Funcionamento Interno
O Fórum FESM funcionará de acordo com o Regimento Interno e a Carta de Princípios, documentos básicos que definem as ações e formas de participação dos segmentos sociocumunitários que a ele aderirem.
Setoriais
Para um bom aproveitamento das discussões do Fórum, deve-se estimular a criação de Comissões Setoriais, que são órgãos internos destinados a debater e elaborar estudos, projetos e ações sobre os diversos temas de interesse da comunidade.
AGENDAS DE LUTAS DO FÓRUM DE SANTA MARIA[FESM]
Fortalecer o movimento sociocomunitário local (Associações; ONG’s, Conselhos, etc);
Lutar por uma gestão pública democrática e participativa;
Lutar pelo bem-estar coletivo e direito a uma melhor qualidade de vida para todos;
Lutar pelo direito de uso e gestão compartilhada dos espaços e equipamentos públicos;
Lutar pelo direito a uma melhor urbanização e regularização fundiária da cidade;
Lutar pela regulamentação e implantação local do Estatuto das Cidades.
A REDE INTERSETORIAL
A reunião das Entidades constitutivas do Fórum FESM com as instituições governamentais, como os Conselhos Setoriais (Conselho de Segurança local; Conselho de Cultura; Conselho de Habitação, etc) e demais entes da esfera pública (CRAS; COSE; CAPS, Conselho Tutelar, etc.), juntamente com o Ministério Público e suas defensorias, forma a Rede intersetorial de representatividade da cidadania local.
A formação de uma Rede fortalece o movimento sociocomunitário, qualifica-o e poderá trazer mais autonomia e representatividade para o aprimoramento de intervenções mais eficazes no processo de planejamento urbano da cidade, bem como, no aprimoramento da participação coletiva e cidadã.
_______________________________________________________________________________