Lideranças e empreendedores individuais da cidade discutem com autoridades governamentais a criação de mecanismos para desenvolver atividades de economia solidária na região
Em encontro promovido pelo Fórum de Entidades de Santa Maria (FESM), no mês de novembro último, com alguns artesãos e representantes do GDF/Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, além de representantes da Administração Regional, buscou-se uma primeira aproximação entre os envolvidos no processo de organização de empreendimentos solidários e os criadores/artesãos da cidade, visando organizar essa atividade econômica e buscar subsídios para os microempreendedores, principalmente em relação às atividades de artesanato, confecção e alimentação.
A reunião contou com a presença do subsecretário de economia solidária do governo do Distrito Federal, Afonso Magalhães, e de toda sua equipe, além dos representantes do Fórum FESM, da Diretoria de Serviços da Administração Regional, bem como dos artesãos e artesãs com atividades no Condomínio Santos Dumont, no Condomínio Porto Rico e na Associação Atlética Santa Maria. Ficou acertada uma parceria entre o Fórum FESM e a Administração Regional para que se realize um mapeamento de todos os artesãos da cidade e se encontre um local fixo para uma exposição mensal dos produtos. O representante da Administração local sugeriu o espaço do estacionamento da RA, que, uma vez por mês, poderia se transformar em ponto de exposição do artesanato da cidade.
O subsecretário Afonso Magalhães informou que o governo do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Economia Solidária, mantém dois boxes na Feira da Torre de TV para os artesãos que queiram expor seus produtos, além de um acordo com a Universidade de Brasília (UnB) para encubar projetos de economia solidária, a fim de se criar uma Central do Artesanato do DF, principalmente nas áreas de Moda (confecção), Artesanato, Alimentação e Prestação de Serviços.
Na reunião, buscou-se apresentar outras formas de subsídios para o desenvolvimento da economia solidária na cidade, focando-se na questão econômica, no aprimoramento técnico e na busca de novas fontes de rendas para os empreendedores. Em vista disso, foi sugerida a leitura e aplicação do Estatuto do Empreendedor, sancionado pelo governo do Distrito Federal em 2011, e que traz maneiras diversas de se apresentar projetos para alavancar este segmento econômico. No entanto, como a lei é relativamente nova e desconhecida, muitos microempreendedores e artesãos realizam suas produções por conta própria e sem nenhum conhecimento técnico de aprimoramento profissional. É o caso das artesãs Maria do Espírito Santo e Joana D’arc, que realizam seus trabalhos a partir de suas residências e expõem uma vez por mês na entrada do condomínio onde moram. “Somos em torno de 20 mulheres-artesãs e o nosso trabalho não tem nenhuma ajuda de governos ou de qualquer instituição. Estamos lá mais para superar a depressão de muitas de nós”, afirma Joana D’arc.
(Por: Almir Oliveira)
Visite o blog do Forum no endereço: http://www.forumsantamariadf.blogspot.com/
___________________________________________________________________________