segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Santa Maria debate melhorias na gestão de políticas públicas



Neste mês de novembro de 2014, os cidadãos de Santa Maria-DF terão a oportunidade de debater com a classe política e as autoridades do novo governo eleito para a próxima gestão no GDF, questões relevantes que norteiam a comunidade santamariense. O objetivo é fazer um levantamento das principais questões e suas sugestões no que se refere aos grandes problemas que afligem a comunidade local. 

Em razão da nova gestão que se iniciará em primeiro de janeiro do ano que vem, e que ocupará o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, as cidades do DF vivem uma grande efervescência de discussões e debates acerca da principal promessa do governo Rollemberg, vitorioso nas urnas: a questão das eleições para as Administrações Regionais das cidades do Distrito Federal. 

A Lei Orgânica do DF, no seu artigo 10, trata sobre a participação popular no processo de escolha dos administradores das cidades, bem como da criação de conselhos comunitários para fiscalizar  e ser consultado sobre as ações do administrador. No entanto, faltam regras claras para a implementação dessa lei. O governador eleito, porém, fez desta uma de suas principais promessas durante a campanha eleitoral, o que deixou em polvorosa as lideranças comunitárias das cidades, após sua vitória nas urnas. 

O evento ora proposto será promovido por entidades da sociedade civil organizada com o intuito de discutir a qualidade do espaço urbano local e a gestão de políticas públicas na cidade de Santa Maria-DF, com base na promessa de escolha de um administrador que resida na cidade e que seria escolhido sob consulta a tais entidades e lideranças locais. O objetivo do evento é debater com a população as melhores propostas para uma boa gestão de políticas públicas na cidade.

O debate deverá contar com a presença de membros da equipe de transição do governo eleito, parlamentares, prefeitos e lideranças comunitárias de Santa Maria e demais membros da comunidade. 

Os participantes se dividirão por assuntos de interesse, envolvendo  temáticas relativas à infraestrutura urbana, o desenvolvimento econômico e questões sociais e culturais que permeiam a vida em comunidade, com destaque para questões de segurança pública, apoio a micro e pequenos empresários e às questões de saneamento básico da cidade.


Em breve, maiores detalhes sobre local, horários e demais informações.