sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A ORIGEM DO FÓRUM FESM


 O Fórum Permanente de Entidades Civis de Santa Maria-DF (FESM) originou-se da necessidade de uma melhor qualificação e intervenção das lideranças comunitárias na cena sócio-comunitária da cidade de Santa Maria-DF.

O surgimento ocorreu em outubro de 2011, a partir de um grupo de líderes eleitos pela comunidade para elaborar o Orçamento Participativo da cidade e dos questionamentos em relação à pouca mobilização da comunidade frente às questões que lhe afligem, como falta de transparência nos gastos públicos, falta de segurança, baixa qualidade de vida, promiscuidade de muitas lideranças com o governante local e falta de comprometimento da própria comunidade em discutir seus problemas e levantar as possíveis soluções.

Desses questionamentos, surgiram ideias e a necessidade de envolver a sociedade e as associações comunitárias em uma discussão mais ampla, com a participação mais coletiva e realmente democrática nas questões que envolvem a comunidade, com projetos e planos urbanos comunitários no contexto da cidade.

Nesse sentido, foi realizado um primeiro encontro de formatação do Fórum, quando os idealizadores propuseram uma reunião preparatória, só com as lideranças e a comunidade, para discutir os projetos a serem propostos em reunião da Conferência das Cidades promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal (Sedhab/GDF).

A partir desse encontro, onde compareceram aproximadamente 60 pessoas, entre lideranças políticas, representantes de entidades sociais e instituições governamentais, o Fórum realmente passou a tomar corpo e a existir de fato, inclusive incomodando algumas pessoas e o próprio poder público local, que questionavam e reivindicavam para si tal incumbência e responsabilidade, acreditando deter a primazia de organizar os movimentos sociais na cidade. 

O Fórum Permanente de Entidades Civis de Santa Maria (FESM), desde então, vem se consolidando junto às associações comunitárias e instituições locais com a finalidade de qualificar os participantes e instrumentalizá-los para o debate e a prática de ações concretas de intervenção na cena sócio-comunitária local. O primeiro passo para isso é conhecer as Entidades e o próprio movimento, suas características e formas de atuação, para que se possa desenvolver e construir um novo patamar de ações planejadas e participação coletiva.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CENA SOCIO-COMUNITÁRIA LOCAL

a)- Falta de participação coletiva;
b)- Clientelismo na relação com o Poder Público;
c)- Individualismo e autoritarismo das Lideranças Comunitárias para com a comunidade;
d)- Postura centralizadora das lideranças e dirigentes de instituições comunitárias;
e)- Subordinação de dirigentes e líderes comunitários a interesses políticos-partidários;
f)- Falta de compromisso público e comunitário das lideranças;
g)- Imediatismo dos dirigentes/lideranças frente aos problemas e reivindicações da comunidade;
h)- Problemas de duplicidade de Entidades, ocasionando disputas internas e falta de objetividade;
i)- Falta de representatividade junto à comunidade que representa;
j)- Pouca ou nenhuma democracia interna nas Entidades;
k)- Falta de qualificação para a maioria dos dirigentes e líderes comunitários;
l)- Pouca ou nenhuma autonomia financeira das Entidades.

DIRETRIZES DE AÇÕES PARA MUDAR ESSE PANORAMA

I.      Qualificar as lideranças e dirigentes para fortalecer o movimento sócio-comunitário local;
II.      Viabilizar a democracia e a representatividade nas relações internas e externas das Entidades, por meio de cursos, capacitações, formação e até mudanças nos Estatutos;
III.      Fortalecer as Comunidades para que sejam protagonistas e inseri-las nas ações da Entidade;
IV.      Capacitar o corpo dirigente da Entidade para que possa desenvolver a autogestão e autonomia econômico-financeira, envolvendo a comunidade que representa;
V.      Realizar agendas de lutas no bairro onde atua a Entidade, diagnosticando os problemas e formulando as possíveis soluções;
VI.      Incentivar a democracia interna, as boas práticas de gestão, a transparência e a integração da comunidade nas ações e atividades da Entidade;
VII.      Instrumentalizar o movimento sócio-comunitário com ações voltadas para a formação de Setoriais de discussão e a busca de parcerias institucionais e autossuficiencia gerencial.
VIII.      Fomentar nas Entidades a criação de Agendas próprias de Luta, definidas junto com a comunidade.

DISCUTIR O PLANEJAMENTO DA CIDADE

O Fórum também fará discussões e incentivará as Entidades a realizarem junto a cada comunidade onde está inserida a discussão dos Planos e Projetos Públicos para o desenvolvimento do bairro, da quadra e de toda a cidade e região.

O Fórum FESM se propõe como mediador dos diálogos entre os diversos segmentos sócio-comunitários e as instâncias governamentais do GDF e governo federal, na luta para implantar os PDL – Programas de Desenvolvimento Local, além da efetivação do Estatuto das Cidades (Lei 10.257, de 10/07/2001).

CARACTERIZAÇÃO DO FORUM

Uma das características fundamentais do Fórum Permanente de Entidades Civis de Santa Maria-DF é ter uma Carta de Princípios que norteia todas as suas ações e determina as regras de condutas internas e as formas de participação e atuação de seus membros. 

Outra característica importante do Fórum FESM é não permitir a interferência governamental ou discussões político-partidárias durante suas reuniões, além de ser um órgão comunitário, sem fins lucrativos.

Como objetivos primordiais, o Fórum FESM se propõe orientar a proposição de ações concretas e viáveis para o desenvolvimento comunitário, a fiscalização comunitário das ações do Poder Público local e ajudar na legalização e fortalecimento do movimento sócio-comunitário local. 

FORMAS DE ATUAÇÃO DO FORUM

a)- Contribuir na estruturação interna das Entidades, fortalecendo suas Agendas de Lutas;
b)- O Fórum FESM atua como orientador das ações internas das Entidades;
c)- Qualificar as Entidades e Lideranças para melhorar a intervenção sócio-comunitária;
d)- Orientar na construção e dar encaminhamento às Agendas de Lutas de cada Entidade;
e)- Criar Setoriais, por temas e interesses sócio-comunitários, como forma de descentralizar o debate;
f)- Problematizar as questões, identificar os problemas e buscar as possíveis soluções em conjunto com a comunidade envolvida;
g)- Estimular a mobilização da sociedade, democratizando as informações;
h)- Realizar Plenárias de Base nas Entidades/Instituições;
i)- Realizar avaliações internas e permanentes;
j)- Articular ações para obtenção de recursos e auto-gestão das Entidades.

Blog: http://forumsantamariadf.blogspot.com
 ___________________________________________________
(por: Almir Oliveira) 

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

HISTÓRICO DA COMUNIDADE - SANTA MARIA-DF

A CIDADE

A comunidade de Santa Maria surgiu a partir de uma área rural pertencente à cidade do Gama, no extremo sul do território, e foi fruto de programas de assentamentos habitacionais do Governo do Distrito Federal, cujo objetivo era erradicar invasões e atender a demanda habitacional de famílias de baixa renda.


Dados Demográficos
Cidade: Santa Maria-DF (RA-XIII)
Distâncias até o centro de Brasília: 26 km
Região: DF Sul
Área: 215,9 Km²
Limites: Norte (DF-001); Sul (Paralelo 16º03’S); Leste (DF-140) e Oeste (Rio Alagado)


Em 1992, o assentamento torna-se Região Administrativa (denominação dada às cidades do DF), por meio da Lei nº 348/92 (criação) e do Decreto nº 14.604/93 (regulamentação). Caracterizada como cidade-dormitório e muito carente no passado recente, Santa Maria, atualmente, já ostenta alguns diferenciais de crescimento e qualidade de vida que a colocam entre uma das mais promissoras cidades do DF.

Como diferenciais, podemos citar o Hospital Regional (um dos mais modernos do Centro-Oeste), a implantação do Polo de Desenvolvimento Econômico (POLO JK), onde várias empresas de médio e grande porte já estão instaladas e produzindo, a primazia do projeto habitacional do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, a construção de mais de 16 quilômetros de ciclovia cortando a cidade, uma Vila Olímpica, além de um desenvolvimento crescente no comércio e serviços local.

Em 2011, foi instalado definitivamente o campus da Universidade de Brasília (UnB) no Gama, o que contribuirá ainda mais para a elevação do padrão socioeconômico da região e de toda a vizinhança.

A região formada por Gama e Santa Maria, pelo Distrito Federal; Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama e Luziânia, pelo entorno sul/Goiás, totalizam um grande contingente de eleitores e de mão de obra que convergem para o centro de Brasília. As cidades do Gama e Santa Maria juntas somaram nas eleições de 2010 aproximadamente 11% do eleitorado de todo o Distrito Federal 


Recursos Hídricos

A cidade de Santa Maria foi erguida entre dois ribeirões - Alagado e Santa Maria - e, deste, herdou o nome. Além deles, existem também os rios Saia Velha e o Tororó, com a cachoeira do Tororó, onde são praticados vários esportes radicais, como rappel, caminhadas,etc.



Bairros de Santa Maria

A RA XIII (Santa Maria-DF) é composta por centro urbano (administrativo), área Militar (Cindacta/Aeronáutica; Area Alfa/Marinha) e área Industrial (Polo JK). Além destes, existem também os núcleos rurais (Alagado e Santa Maria), as Áreas Isoladas (Água Quente, Santa Bárbara e Colônia Agrícola Visconde de Inhaúma), além dos bairros Tororó (diversos condomínios como o San Francisco I e II; o San Diego, etc) e Saia Velha. Dentro dos bairros, há diversos condomínios, como Santos Dumont, Total Ville, Setor Habitacional Meireles, Porto Rico, Residencial Santa Maria, dentre outros. Muitos deles totalmente legalizados e outros em processo de legalização.

Rede de Saúde

Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)

Centro de Saúde nº 1 (Santa Maria Sul)

Centro de Saúde nº 2 (Santa Maria Norte)

Rede de Educação  (Dados: Codeplan/GDF/2006)

Instituições Públicas: 24

Instituições Privadas: 07

IDH = 0,794

Rede de Segurança Pública

Delegacia: 01 (33ª DP)

Quartel da Polícia Militar: 01 (14ª CPMind)

Quartel Corpo de Bombeiros: 01


Indicadores Socioeconômicos
População Urbana Residente – 2011 (fonte: Codeplan/GDF-PDAD-2011)

Feminino
Masculino
Total
Número
Percentagem
Número
Percentagem
115.607 (*)
59.295
51,3%
56.312
48,7
(*) Pelos dados do Censo/IBGE-2010: 118 mil habitantes no total

Renda (fonte: Codeplan/GDF-PDAD-2011)
Renda Per Capita (média): 1,3 Salários Mínimos (R$ 725,00)
Renda Familiar (média): 4,5 Salários Mínimos (R$ 2.464,00)
Ocupação: Serviços (40%); Comércio (35%); Administração Pública (15%);
 (por: Almir Oliveira)
_________________________________________________________

domingo, 4 de dezembro de 2011

CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM FESM

1. O Fórum Permanente de Entidades Civis de Santa Maria-DF (FESM) é um agrupamento voluntário de Entidades e organizações da sociedade local, constituído como espaço democrático, sem vinculações governamentais ou político-partidárias, organizado para estabelecer uma interlocução e um diálogo mais eficaz tanto com a comunidade quanto com o Poder Público.

2. A participação como MEMBRO do Fórum FESM é aberta a toda Entidade Civil constituída na forma da lei, com sede e atuação na cidade de Santa Maria-DF.

3. O Fórum FESM se propõe promover discussões democráticas e participativas envolvendo o Poder Público e a comunidade local em todas as questões que lhe afete, sobretudo, em temáticas de desenvolvimento urbano, social, econômico, cultural e humano.

4. O Fórum FESM foi criado para difundir a reflexão, o intercâmbio de idéias e saberes, as formulações de propostas, a troca livre de experiência e articulação para ações eficazes das Entidades que queiram participar dessa instância, em prol do desenvolvimento comunitário local.

5. O Fórum FESM terá como pressupostos básicos e objetivos primordiais:

a) - participação coletiva e o estímulo ao desenvolvimento sustentável e integrado da cidade;

b) - cobrar dos gestores públicos práticas saudáveis e republicanas de gestão
participativa;

c) - propor e atuar em ações coletivas nos diversos segmentos sociais da cidade, visando a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento sociocomunitário.

6. O Fórum FESM será constituído por:

a) - Entidades Civis Comunitárias (Associações de Bairros; ONG’s; OSCIP’s);

b) - Instituições e Cooperativas de Economia Solidária e Criativa (artesanato; moda; reciclagem);

c) - Instituições e representações de Classes (Sindicatos e Associações);

d) - Organizações sociais representantes do Poder Público (Conselhos).

7. As Instituições e Organismos representantes do Poder Público (Conselhos de Cultura; de Segurança; Tutelar; CRAS; etc) participam do Forúm Permanente de Entidades de Santa Maria (FESM) como integrantes da REDE sociocomunitária da cidade. Também são participantes natos do Fórum FESM, como membros da REDE, os integrantes do Ministério Público (MPDFT) na cidade de Santa Maria-DF, assim como, os representantes dos segmentos de Segurança, Saúde e Educação.

8. Cada Entidade e/ou Instituição participante do Fórum FESM poderá indicar até 03 (três) integrantes do seu corpo diretivo para representá-la no Fórum, sendo dois titulares e um suplente.

9. Cada Entidade/Instituição interessada em fazer parte do Fórum FESM precisará:

a) - Submeter-se à aprovação do coletivo do Fórum;

b) - Assinar o Termo de Concordância com esta Carta de Princípios e demais documentos básicos;

c) - Preencher a ficha Cadastral.

10. Será assegurada a cada Entidade/Instituição participante do Forum FESM a liberdade para deliberar sobre sua permanência ou saída do Fórum, bem como, total autonomia em seu gerenciamento interno.

11. O Fórum FESM trabalhará para que as Entidades parceiras possam coexistir na coletividade, empenhadas no fortalecimento dos laços de irmandade e mútua ajuda, em regime de cooperação para o bem das ações coletivas.

12. Será eliminada do Fórum FESM a Entidade ou Instituição, assim como seu representante legal, que infringir:

a) - A Lei, os Bons Costumes e as Práticas Saudáveis de Convivência Coletiva;

b) - A Carta de Princípios e o Regimento Interno;

c) - A ética e a Moral no trato com a coisa pública.

13. Também poderá ser eliminada do Fórum FESM a Entidade ou Instituição cujo representante:

a) - Faltar a 3 (três) reuniões Ordinárias consecutivas, sem justificativa aceita pelo coletivo;

b) - Mantiver atividades, atos ou ações contrárias aos objetivos do Fórum FESM;

c) - Envolver-se em desvios Morais e Éticos, na vida pública e/ou privada.

14. O Fórum FESM funcionará com a seguinte composição de estrutura interna:

a) - Coordenação-Geral;

b) - Setoriais;

d) - Comissões

15. O Fórum FESM se reúne ORDINARIAMENTE uma vez por mês e, Extraordinariamente, sempre que convocado pelo colegiado. As reuniões periódicas obedecerão a um cronograma preestabelecido e à pauta acordada, fazendo-se sempre a avaliação das ações de forma sistemática.

16. A Coordenação-Geral será indicada dentre os representantes das Entidades membros, por seus pares, e será realizada em forma de rodízio. As regras de escolha serão definidas pelo coletivo, em sessão específica.

17. Qualquer reunião se instalará em primeira convocação com a presença da maioria absoluta dos membros do Fórum FESM e, em segunda convocação, com 1/3 dos presentes a ele pertencente.

18. O Fórum FESM criará meio de comunicação próprio (Internet/Blog; Jornal Impresso; etc) para divulgar seus atos e ações, bem como as atividades/ações das Entidades a ele pertencentes.

Santa Maria-DF, outubro de 2011.
________________________________________________________ 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O QUE É?

O Fórum Permanente de Entidades Civis de Santa Maria-DF [FESM] é um órgão sociocomunitário, sem vínculos governamentais ou políticos, que reúne Associações de bairros, Prefeituras Comunitárias, ONG’s, Cooperativas de empreendimentos da economia criativa (artesanato; moda; reciclagem, etc.), representantes de instituições sociais e do poder público, organizados para debater e decidir sobre políticas públicas em diversas áreas de interesse da comunidade de Santa Maria-DF.

O Fórum FESM é um agrupamento Voluntário de associações, instituições e lideranças da sociedade organizada para estabelecer um diálogo participativo e democrático com todos os atores sociais que militam na cidade, fazendo-se uma interface com o Poder Público local.

O Fórum FESM tem como pressuposto básico a forma de atuação coletiva e democrática de todos que queiram contribuir no processo de construção de uma sociedade livre, atuante, organizada e participativa. A atuação de um Fórum Comunitário envolve, portanto, os diversos agrupamentos organizados da sociedade local, pertencentes ou não a ele, e funciona como uma esfera de contato e negociação com o Poder Público e demais segmentos sociais da comunidade.

Objetivos

O objetivo básico do Fórum FESM é a criação e fortalecimento de redes sociocomunitárias intersetoriais com diversas instituições da sociedade civil e governamental em Santa Maria-DF, buscando-se a proposição de ações concretas na resolução das demandas da comunidade, a participação coletiva nos diversos segmentos de atuação e a realização de intervenções e parcerias com o Poder Público.

Funcionamento Interno

O Fórum FESM funcionará de acordo com o Regimento Interno e a Carta de Princípios, documentos básicos que definem as ações e formas de participação dos segmentos sociocumunitários que a ele aderirem.

Setoriais

Para um bom aproveitamento das discussões do Fórum, deve-se estimular a criação de Comissões Setoriais, que são órgãos internos destinados a debater e elaborar estudos, projetos e ações sobre os diversos temas de interesse da comunidade.

AGENDAS DE LUTAS DO FÓRUM DE SANTA MARIA[FESM]

Fortalecer o movimento sociocomunitário local (Associações; ONG’s, Conselhos, etc);

Lutar por uma gestão pública democrática e participativa;

Lutar pelo bem-estar coletivo e direito a uma melhor qualidade de vida para todos;

Lutar pelo direito de uso e gestão compartilhada dos espaços e equipamentos públicos;

Lutar pelo direito a uma melhor urbanização e regularização fundiária da cidade;

Lutar pela regulamentação e implantação local do Estatuto das Cidades.


A REDE INTERSETORIAL

A reunião das Entidades constitutivas do Fórum FESM com as instituições governamentais, como os Conselhos Setoriais (Conselho de Segurança local; Conselho de Cultura; Conselho de Habitação, etc) e demais entes da esfera pública (CRAS; COSE; CAPS, Conselho Tutelar, etc.), juntamente com o Ministério Público e suas defensorias, forma a Rede intersetorial de representatividade da cidadania local.

A formação de uma Rede fortalece o movimento sociocomunitário, qualifica-o e poderá trazer mais autonomia e representatividade para o aprimoramento de intervenções mais eficazes no processo de planejamento urbano da cidade, bem como, no aprimoramento da participação coletiva e cidadã.
_______________________________________________________________________________

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PARTICIPANTES DO FORUM PERMANENTE DE ENTIDADES CIVIS DE SANTA MARIA-DF [FESM]

Mês de novembro-2011

ENTIDADES CIVIS

Núcleo de Formação Popular Família Hip Hop
Representantes: Paulo Sergio,José Willker, Alex Martins - 8122-8611: alexfh2suburbanos@bo​l.com.br) contatosuburbanos@gmail.com

Assoc.de Moradores(FORÇA e UNIÃO) do Condomínio Porto Rico
Representante: Terezinha Silva: 9123-2737 - terezinha.silva.rocha@gmail.com

Assoc. Atlética Santa Maria -  associacaoaasm@hotmail.com
Representante: Maria do Amparo - 8138-2635

Assoc. dos Quiosqueiros de Santa Maria
Representante: Elias Ferreira: 8122-4601, 8436-4065 - eleniceaamoura@hotmail.com

Assoc. de Mulheres Empreendedoras
Representante: Maria Soares: 8431-2519 - mariasoarescosta@hotmail.com

Assoc. Moradores Residencial Santa Maria
Representane: João - 9218-0712 / 9217-4336

Cootraempo-Cooperativa de Trabalhadores em Empreend. Populares
Representantes: Odivan: 9106-0936 - odivanvianna@gmail.com e Neuza: 9232-4309

Assoc. Lyons Club Santa Maria
Representante: Nery Moreira - 9115-6099: nerybrazil@gmail.com

Conselho do Orçamento Participativo de Santa Maria
Representantes
Almir Oliveira: 9319-0270 - almir.oliver@gmail.com
José Rodrigues: 9263-2575 - zecelebralima@bol.com.br

Instituições Governamentais

Conselho Tutelar de Santa Maria Norte
Representante
Osmar Gama: 9278-4192: osmarribeirogama@gmail.com

Movimentos Sociais

Área Educacional
Prof. Angelo Balbino: 9977-1738 - angelobalbino@bol.com.br
Prof. Fredson Rocha: 9107-8100 - professorfredsonrocha@r7.com

Lideranças Comunitárias

Maria da Paz Penha: 9280-0273 - dapazpenha@yahoo.com.br
José Ramos da Cruz: 9668-0566 - ramos40019@yahoo.com.br
Yolanda Silva:          yolandasilva2011@gmail.com
Raimundo Luis de Oliveira: 8457-7188 - presidencia@sindnacoes.org.br
Antoniel Silva: 8443-1565 - nielsilva@r7.com
Edinaldo Pontes: 8487-8260 - edinaldopontesmsn@hotmail.com
Marlenor Alves: 8531-0962 - marlenorpb@hotmail.com
Daniel de Souza Araújo: 9280-0273 - daniel07araujo@gmail.com
Jorge Alexandre: 9104-6024 - jdlumafer@gmail.com

_____________________________________________________






_____________________________________________________________________

FÓRUM e UnB, Tudo a Ver!

Domingo (27), em reunião extraordinária, os membros do Fórum Permanente de Entidades Civis de Santa Maria-DF (FESM) tiveram a oportunidade de conhecer mais uma instituição sociocomunitária da cidade, a Associação dos Quiosqueiros de Santa Maria (Aquisam), cujo presidente é o Sr. Elias Ferreira. A entidade, segundo seu presidente, está passando por um período de readequação tanto do Estatuto, quanto dos associados. Os participantes da Associação são os permissionários de treilers e quiosques na cidade de Santa Maria-DF. Ficou acertado entre os membros do Fórum que uma comissão irá fazer um levantamento mais detalhado das demandas e problemas de gestão interna desta instituição e orientá-la da melhor forma possível para que possa dar encaminhamento às possíveis soluções dos problemas levantados.

Uma notícia muito boa para a consolidação do Fórum de Entidades de Santa Maria-DF (FESM) é que a partir de agora teremos a parceria  da Universidade de Brasília (UnB), por intermédio da professora Sonia e seus alunos, que ajudarão na formatação de soluções para as entidades membros do Fórum que necessitarem.

Para tanto, no próximo sábado (03/12), haverá uma reunião entre a coordenação do Fórum FESM e a professora da UnB para um primeiro levantamento das ações a serem desenvolvidas, a fim de que seja de fato efetivada essa bem-vinda parceria e cooperação mútua entre instituições da sociedade organizada e uma das mais importantes instituições educacionais públicas do Brasil.  (Por Almir Oliveira)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

REUNIAO FORUM

Neste sábado (13/11), reuniram-se na sede da cooperativa Cootraempo, Santa Maria Norte, os coordenadores Executivos do Forum de Entidades de Santa Maria, juntamente com as seguites entidades: Associação dos moradores do condomínio Porto Rico, Associação dos Quiosqueiros de Santa Maria, Associação de Mulheres Empreendedoras, o vice-presidente do Lyons Club de Brasília, representante do Conselho Tutelar de Santa Maria e representantes sindicais. A pauta das discussões girou em torno da consolidação das Entidades parceiras do Forum e a organização interna.